MMF - Diocese de Portalegre e Castelo Branco

As aparições de Nossa Senhora em 1917 e sua mensagem ao mundo


Foi numa época conturbada, do ponto de vista sociocultural, que tiveram lugar as aparições do Anjo (1916) e, posteriormente, as de Nossa Senhora, em 1917.

Em pleno decorrer da 1.ª Grande Guerra, num contexto de ateísmo e, ainda mais, de negação da própria dignidade humana, Deus enviou estes Seus mensageiros como prova da imensa misericórdia para com os Seus filhos muito amados. E enviou-os a um local inóspito e perdido na Serra D`Aire... Enviou-os, não aos poderosos, mas a três pequenas e rudes crianças (disse Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino dos Céus”; disse também que bem-aventurados são os humildes porque possuirão a terra). E entregou-lhes, por meio do Anjo e da nossa Mãe do Céu, uma mensagem que traria a salvação à Humanidade, se tivesse sido acolhida com o mesmo Amor com que foi entregue.

Em que consiste, então, essa mensagem que Maria nos veio, tão amorosamente e maternalmente, trazer? Nada mais do que uma porta para a salvação. Deus ama-nos de tal modo que nos enviou o “protocolo” que devemos seguir para caminhar mais rectamente para Ele e para a salvação.

Assim, a mensagem de Fátima não é um prenúncio de ameaça e terror. Quem assim o afirme deve lê-la e conhecê-la sem preconceitos prévios e de coração aberto. Ela foi-nos dada em tempos em que se “endeusou” a inteligência e a razão, esquecendo o coração. Torna-se óbvio então que, num ambiente destes, a consequência só poderiam ser as duas grandes guerras que assolaram o Homem no séc. XX e tudo o que se tem verificado entretanto, como todos os crimes horrendos contra a pessoa humana. E o mundo continua “sem Deus”… os homens não encontram o Amor do Pai, porque não o procuram, porque se fecham noutras coisas, porque não têm quem O transmita… A mensagem deixada aos pastorinhos em 1917, essa mensagem de luz e salvação, é mais actual que nunca! Isto mostra que o Homem simplesmente ignorou o que se passou há cerca de 90 anos na Cova da Iria... e continua a sofrer, reclamando uma mudança da vida (que também a própria mensagem reflecte), para seu benefício e para o próprio Deus, que sofre constantemente pelos Seus filhos, que continuam “esmagados” pelo pecado!

Em 1917, foram os pastorinhos. Agora, cabe-nos a nós! Vem aprender e viver a Mensagem que Nossa Senhora nos deixou… e mais do que vivê-la, transmiti-la e permitir que outros conheçam este Amor que Deus tem por cada um de nós…